Estou mesmo a ver que torceram o nariz para o título, certo? Benefícios da água salgada? Ah sim, sim, eles existem e estão comprovados. Vistam o vosso melhor bikini. Vamos mergulhar neste post! Splash!!
A água salgada é composta por mais de uma centena de oligoelementos. Reúne um vasto leque de minerais e micronutrientes como o magnésio, cálcio, sódio ou o selénio. O teor de cada elemento varia segundo a origem da água, se de superfície ou de profundidade.
A água profunda obtida no mar a mais de 200m de profundidade, é considerada uma versão mais pura, com mais nutrientes e menos bactérias por não receber radiação solar.
Saúde cardiovascular
Investigadores identificaram propriedades benéficas na água do mar no que diz respeito à redução da pressão arterial, isto porque os oligoelementos previnem a acumulação de gordura nas artérias. Está também comprovado que a água do mar tem uma ação antioxidante.
Obesidade e diabetes
Consumida com acompanhamento médico, ajuda no combate à obesidade e à diabetes, de acordo com um estudo realizado na Coreia do Sul, com ratos obesos. Ao consumirem a água do mar, estes reduziram o peso corporal e a acumulação de gordura.
Mas muita atenção, não é ir para o mar e beber pirolitos! Apesar da riqueza em minerais, a água do mar não deve ser consumida de forma direta, uma vez que pode provocar sérios desequilíbrios no organismo!
Alguns programas de antienvelhecimento já incluem a ingestão de água salgada, em pequena proporção e diluída com água doce. Contudo, antes de tentar deverá informar-se junto do seu médico, que poderá indicar a melhor opção para o seu caso.
Benefícios da água salgada no (exterior do) corpo
– O contacto com a água fria é revigorante é e benéfico para o organismo. Os batimentos cardíacos ficam acelerados, a pressão arterial reduz e o sistema imunitário é “despertado” .
– O vai e vem das ondas do mar, proporciona um estímulo e uma massagem perfeita. Caminhar na água é um ótimo exercício para os membros inferiores, pois ativa a funcionalidade das veias. A sensação de pernas pesadas é atenuada e é a atividade certa, já que alia a ação do frio ao exercício.
– A pele é o nosso maior órgão e quando tomámos um banho de mar, sentimo-nos revigorados e muito relaxados.
– Nadar, para além de proporcionar um treino cardiovascular completo, não sobrecarrega os tendões e articulações e melhora o bem-estar mental.
– As vias respiratórias são também benefíciadas. Não é à toa que se vende nas farmácias “água do mar” para limpar.
– Quando existem alergias de pele e o nosso corpo entra em contacto com a água, os elementos que a compõem são absorvidos pela nossa pele, daí a melhoria do aspeto e aceleração da cicatrizacao em muitos casos
– Como a água do mar é muito rica em sal, ajuda a desinfectar feridas e consequentemente a curá-las. Estes mesmos compostos também ajudam a fortalecer o organismo, uma vez que estimulam o melhor funcionamento das células do corpo, principalmente o sistema imunológico,como já avancei anteriormente.
– o sal da água do mar, para além de outros minerais presentes, contribuem para que a nossa pele se mantenha nutrida. O sal funciona como um esfoliante suave para a pele, por isso, massajar o rosto com o sal que fica na pele depois de a água secar, ajuda a eliminar muitas toxinas, para além de estimular o rejuvenescimento celular .
Espero que tenham gostado das dicas! Agora, uma ida à praia, poderá ser muito mais do que a caça ao bronze ;)!
Vossa,
JT










Comentários